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ENTREVISTAO Instituto de Pesquisas em Neuroeducação entrevista YVES THEVENOT, o criador do OPAL, um método inovador para ensino de línguas estrangeiras. YVES THEVENOT fala várias línguas e por quase dez anos tem viajado pelo mundo divulgando e ensinando com sucesso línguas estrangeiras. Além disso, ele é consultor e foi treinado em PNL por Robert Dilts e J. Delozier. Estará no Rio de janeiro, dia 28 de Setembro, no 1º Congresso de Educação e Neurolingüística e realizará a OFICINA DE COACHING EM APRENDIZAGEM DE IDIOMAS, de 19 a 21 de Setembro em São Paulo, no Instituto de Pesquisas em Neuroeducação. 1 Yves, por que este novo método de Coaching em Aprendizagem de Idiomas se chama OPAL? A metodologia que apresento chama-se OPAL, um acrônimo para o nome em inglês « Organic Patterns in Acquiring Languages ». OPAL é um modelo operacional baseado na PNL ( Programação Neuro-Lingüística) que tem por objetivo favorecer a excelência na aquisição oral de qualquer língua estrangeira. 2) Quais as principais diferenças entre os métodos tradicionais já existentes e o método OPAL, criado por você? Na pedagogia tradicional, o foco é aprendizagem dos contéudos lingüísticos específicos. O aluno concentra seus esforços na aquisição de vocabulário, na gramática (sintaxe e morfologia), bem como no domínio de um grande número de expressões idiomáticas ou de fórmulas úteis em um contexto de conversação específico. No entanto, o ensino tradicional não traz indicações precisas quanto ao processo cognitivo pelo qual o aluno possa realmente se apropriar de uma segunda língua, fazendo com que ela se torne realmente sua. Ao contrário disto, o método OPAL não propõe a aquisição de conteúdos lingüísticos de uma determinada língua, mas sobretudo à instalação ou reativação de estruturas cognitivas orgânicas (Organic Patterns), permitindo ao aprendiz a integração das características próprias de qualquer língua estrangeira ( características fonológicas, sintáticas, morfológicas). A partir daí, o aluno poderá produzir enunciados de ótima qualidade na língua alvo, uma vez que serão originados utilizando-se suas características desde as primeiras frases construídas (bloqueando-se aquelas de sua língua-mãe). 3) Através deste método os alunos têm mais facilidade parar aprender a falar uma outra língua? O aluno terá muito mais facilidade em aprender uma nova língua principalmente porque o OPAL lhe ensinará a fazer três coisas : a) bloquear os sistemas de sua própria língua para que a mesma não contamine as novas produções na língua a ser aprendida. b) modelar as características principais da segunda língua para que os enunciados produzidos sejam da melhor qualidade possível e estimulem da mesma forma a motivação do aluno. c) multiplicar as ocasiões de se praticar a segunda língua, tanto de forma consciente como inconsciente ( especialmente durante o sono), permitindo, assim, ao aluno, atingir um nível de prática e de produção que garanta uma progressão real e importante. 4) Uma pessoa que aprendeu a falar um idioma pelo método tradicional pode aprender uma outra língua através do OPAL? Sim, com certeza. O OPAL é um método totalmente compatível com as abordagens mais tradicionais. No entanto, as primeiras fases de contato com a metodologia OPAL exigirão um investimento pessoal importante do indivíduo, devendo ser seguido por uma pessoa que tenha uma boa formação em PNL. Na verdade, o trabalho de mudança pessoal envolvido é profundo e poderoso. Tendo assimilado bem as primeiras fases, a pessoa pode usar o método sozinha. 5) Aquelas pessoas que não têm facilidade em aprender línguas irão se adaptar melhor a este novo método? Sim, esta é uma das principais vantagens do método. O OPAL nasceu da vontade de poder descrever e esclarecer aquilo que faz as pessoas terem facilidade para aprender idiomas. Este método tem, portanto, o objetivo de permitir uma transferência, uma modelagem de competências destinadas às pessoas que não têm naturalmente essa facilidade. Além disso, o aspecto generativo das estruturas instaladas pelo OPAL favorecem uma aceleração da aquisição de competências pelos aprendizes. Quanto mais eles aprendem, mais aumentam a vontade de aprender. 6) O método OPAL estimulará as pessoas a aprenderem mais de um idioma estrangeiro? Certamente. A aprendizagem de uma língua estrangeira é freqüentemente vencida pela dificuldade ou pelo sacrifício que os alunos apresentam. A nova abordagem do OPAL muda radicalmente a perspectiva. De fato, uma vez que as estruturas cognitivas foram instaladas e utilizadas com sucesso, a aquisição de mais um novo idioma se torna cada vez mais fácil e o estudante cada vez mais motivado. O OPAL é um modelo generativo e auto reforçado : quanto mais a pessoa o utiliza, mais rápidos serão os resultados e mais ela desejará aprender outras línguas. |