Neuroeducação


Conheça a Neuroeducação

As informações abaixo, são para você que quer saber mais sobre a Neuroeducação.  Para facilitar a sua navegação, construímos esta fonte de consultas, em sistema de perguntas e respostas. Se necessitar de mais algum dado, entre em contato através do fale conosco ou telefone para (11) 3258-9465, com Susan.

O que é a Neuroeducação?

A Neuroeducação é uma neurotecnologia, com estrutura mecânica quântica, criada para facilitar a realização de intervenções na malha de informações do sistema mental  e otimizar o funcionamento das matrizes de inteligência, no mapa holográfico cerebral, através de modificações na programação de decodificadores neurológicos “mal programados”, além de possibilitar o desenvolvimento de  novas codificações.
 

A Neuroeducação foi criada pela neurocientista Susan Leibig, com dois propósitos:

    .   estender suas pesquisas sobre a genialidade pessoal ao campo da educação, desenvolvendo ferramentas holográficas capazes de corrigir as dificuldades de aprendizagem escolar, tornando - o ato de estudar, freqüentar a escola, ler livros, prestar atenção nas aulas, pensar, aprender coisas novas –  algo muito interessante, fácil, prazeroso, ao alcance de todos, capaz de acender a chama da “vontade de aprender”, do autodidatismo e da curiosidade empreendedora em cada ser humano, e

      . oferecer um instrumento de inclusão social capaz de extrair o máximo do potencial funcional de cada indivíduo, transformando em talentos todas as suas capacidades, independentemente da origem social, da qualidade do ensino escolar ao qual está submetido ou do grau de desenvolvimento pessoal.

Aplicada em grande escala na população escolar, a Neuroeducação contribui para minimizar a evasão escolar, o desinteresse em aprender e as limitações que contribuem para a falta de oportunidade de  uma vida melhor.

Qual é o público-alvo desta especialização?

Orientadores educacionais, pedagogos, coordenadores pedagógicos, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, diretores de Escola, professores, terapeutas e demais profissionais das áreas de Educação e Saúde.

Quais são as idéias que embasam a Neuroeducação?

Como você já percebeu, a Neuroeducação é “tecnologia de ponta”  no campo da inteligência humana. Por isso congrega  idéias muito interessantes sobre a mecânica quântica do trinômio: consciência, cérebro e  mente.

Para  você conhecer mais sobre sua origem conceitual, vamos listar algumas idéias-base e identificar os seus respectivos autores:

  . Programação Neurolingüíística  - Richard Bandler, John Grinder, 

    Tad James,  Robert Dilts entre outros pesquisadores vanguardistas   

  . Modelo holográfico cerebral  -  Karl Pribram

  . Ressonância mórfica  –  Rupert Sheldrake

  . Modelo holográfico do cosmo  –  David Bohm

  . Inteligência Emocional  -  Daniel Golleman

  . Inteligências Múltiplas  -  Howard Gardner

  . Inteligência Coletiva  -  Pierre Lévi


O que é o mapa  holográfico cerebral?

O mapa holográfico cerebral é construído pelo cérebro, à medida que vai codificando a realidade, na linguagem de forma de ondas de Fourier (Modelo holográfico cerebral, Karl Pribram, 1980).

Descobriu-se que as células cerebrais têm funcionamento curioso. Em contato com a realidade, não respondem aos padrões originais de  imagens, sons, cheiros, paladar e sensibilidade tátil, como sempre se imaginou!

Pesquisas realizadas por diversos cientistas, como os citados a seguir, feitas em momentos diferentes da história da humanidade, e com objetivos totalmente diferentes:

   .  Russell e Karen DeValois e Yund, 1979, sobre o comportamento das células do córtex  visual,

   . Hermamm von Helmholtz, 1880, a leitura da freqüência vibracional, feita pelo aparelho auditivo,

   . Georg von Bekesy, 1970, fontes interferentes de vibração física, com trabalhos sobre as respostas olfativas (as freqüências ósmicas), gustativas e  sensibilidade tátil,

   . Nikolai Bernstein, 1930, sobre a codificação dos movimentos físicos, feita pelo cérebro, nos padrões de ondas de Fourier,

   .  Karl Pribram, neurofisiologista, em seu livro Languages of the brain, 1977, afirmou que, em contato com a realidade objetiva, o cérebro constrói matematicamente  sua versão subjetiva desta realidade, ao converter os padrões de interferência de ondas, naquilo que parece concreto,

demonstram  em seus resultados, que as células cerebrais funcionam como analisadoras de freqüências. Em contato com a realidade, lêem a freqüência vibracional das ondas, num sistema de conversão idêntico ao utilizado na holografia  por Dennis Gabor, 1947.

A identificação deste mecanismo perceptivo das células cerebrais é mais uma prova de que a realidade objetiva é um vasto oceano de ondas e freqüência, como afirma David Bohm, em seu livro Quantum Implications, 1980.

De posse destas informações, fica fácil entender o que significa percepção, e o porquê da subjetividade de entendimento que cada ser humano tem da realidade.

A representação holográfica construída pela mente, para expressar a experiência sensorial vivida a cada momento, não passa de uma  reconversão para a linguagem sensorial, dos inputs codificados em linguagem de forma de ondas de Fourier. É uma decodificação realizada com códigos de interpretação de significados, idiossincrásicos, desenvolvidos como subprodutos da interação constante com outras pessoas, gerando em grande parte do tempo, traduções com resultados de baixa confiabilidade. O mais interessante em tudo isto é que: é impossível determinar  o tamanho do viez!
 
Portanto, o trabalho do Neuroeducador é atuar no mapa holográfico cerebral do cliente, modificando a programação dos decodificadores,  ajustando-os para funcionarem “em excelência”, expandindo o nível de compreensão da realidade e a expressão de  suas capacidades em talentos naturais.


E o
que são as matrizes de inteligência?

Conceitualmente, uma matriz de inteligência é um  subsistema  do sistema mental. A mente desenvolve estas matrizes para manifestar suas diferentes inteligências.  (Howard Gardner – Inteligências Múltiplas), (Daniel Goleman - Inteligência Emocional).

O foco de trabalho do Neuroeducador é identificar os limitadores matriciais que produzem baixos rendimentos de aprendizagem e reestruturá-los, levando a matriz de inteligência a expressar o máximo de seu potencial.


Como é desenvolvido o trabalho de Neuroeducação?

   . Diagnóstico -  levantamento das dificuldades de aprendizagem a serem trabalhadas;

   . Atendimentos individuais – encontros periódicos do Neuroeducador com o seu cliente, seguindo um plano de intervenções previamente traçado para otimizar o funcionamento das matrizes de inteligência, que apresentam dificuldades de aprendizagem.

   . Acompanhamento - após as intervenções, são realizados alguns encontros para avaliar os avanços e possibilitar ainda mais os resultados.


O que uma pessoa pode esperar da Neuroeducação?

  . Tornar-se tão capaz em suas múltiplas inteligências, quanto o é na inteligência que constitui o seu talento natural, possibilitado geneticamente;
 
. Ser tão inteligente quanto a potencialização da malha de informações de seu sistema mental permite ser.


Existem pré-requisitos para a realização do trabalho de Neuroeducação?

Sim, a pessoa deve se enquadrar nas condições abaixo:

   .  Estar com a parte cognitiva do cérebro totalmente desenvolvida, o que se dá em torno dos 12 (doze) anos de idade;

   .  Ser normalmente inteligente e capaz de seguir instruções com a imaginação;

   .  Desejar se submeter ao processo de Neuroeducação.